quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Utilização de materiais reciclados marca Natal em Capim Grosso

Desde o início do ano a Secretaria da Educação do município de Capim Grosso vem pensando e executando o projeto de utilizar materiais reciclados na decoração natalina da cidade. Durante os festejos em comemoração aos 26 anos de emancipação política do município, comemorado em 09 de maio último, foi realizada uma gincana em que uma das provas consistia em recolher o maior número de garrafas PETs, dando-se o ponta-pé inicial para a realização do projeto. “A ideia de utilizar material reciclado na decoração natalina da cidade surgiu a partir do sucesso do emprego destes materiais na decoração de outros municípios da região, a exemplo de Mairi”, informou Ivaneide Almeida, secretária da Educação.
As garrafas estão sendo transformadas em flores, árvores natalinas, papais Noel, velas e bonecos de neve com até três metros de altura. As árvores, além de serem construídas com garrafas, também são feitos de sacos de salgados, completando o processo de reciclagem.
Estão sendo utilizadas cerca de cinco mil garrafas PETs dos mais variados tamanhos e duas mil embalagens de salgados. A professora Elizabeth Costa coordena a ação que vem sendo execução por dez professoras e cinco funcionários da Secretaria de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente.
Para a prefeita Lydia Fontoura Pinheiro, o uso do material reciclado na decoração natalina de Capim Grosso, além de representar uma economia para os cofres públicos, mostra que é possível construir novos objetos com material reciclado, diminuindo a poluição gerada por plásticos.
Quem visitar a cidade durante o período do Natal poderá observar que a “decoração reciclada” estará presente no centro e praças do município. Como manda a tradição, o Natal Capimgrossense encerra dia 6 de janeiro de 2012, Dia de Reis.
Fonte: Ascom PMCG.