sexta-feira, 3 de março de 2017

Em Capim Grosso condutores desrespeitam leis de acessibilidade


A Lei Federal Nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida está sendo ignorada constantemente em nas ruas e avenidas de Capim Grosso, sobretudo por condutores.
No entanto registramos a todo momento em Capim Grosso, flagrantes como este na fotografia.
É comum ver carros estacionados em frente a rampas de acesso, obstruindo a passagem de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção. Outro problema que também é constante é de carros que estacionam em vagas destinadas a deficientes físicos e idosos.

Está faltando conscientização dos condutores que insistem em praticar as infrações.
“É preciso uma fiscalização constante, se não há fiscalização não há respeito. Vale lembrar que segundo o Código Brasileiro de Trânsito, estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficientes ou idosos, pode render multa.
O comércio também vem contribuindo com o desrespeito aos deficientes ou pessoas normais. No Centro, alguns bares e casas comerciais insistem em colocar cadeiras e mesas nas calçadas próximas as rampas de acesso e as vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos. Vale ressaltar ainda, que há muitos comércios e órgãos públicos, sobretudo, os menores, que ainda não têm a preocupação em oferecer comodidade aos portadores de deficiência, e não possuem rampas de acesso ou elevadores.
Segundo a própria Lei, acessibilidade consiste na possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, o que não vem sendo levado em conta por muita gente.
O município tem o papel de intensificar um trabalho de informação ao cidadão constante. “utilizando as rádios e na imprensa em geral fazendo o trabalho de conscientização. É um trabalho de formiguinha que  precisa ser efeito e cobrado dos cidadãos. Ainda que seja uma via publica as agencias também poderiam contribuir com uma campanha educativa do transito.


George Santos