sexta-feira, 16 de março de 2012

A seca que castiga o interior de Capim Grosso

Com a agrande estiagem que assola o interior do municipio de Capim Grosso, o povo sofrido da zona rural enfrenta o seu maior desafio, que é conseguir alimento e água para os animais.
Nesta visita que fizemos à zona rural do município, esteve conosco o vereador Vado Verdes Mares e a presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Capim Grosso Sandra Martins, estes foram convidados pelo Tv Cidade, onde tiveram a oportunidade de participar de uma reportagem que fizemos com o objetivo de mostrar a situação do município.
Com a falta de água torna-se um problema para os agricultores. Gado emagrece, açudes, tanques e pastagens secam acarretando uma grande despesa para os criadores, a situação é muito triste e preocupante, e mesmo assim o município não decretou estado de calamidade pública, a exemplos vários municípios da região e de todo estado da Bahia.

segundo alguns ruralistas a água que chega em algumas localidades através do exército não é suficiente para abastecer tantas famílias que vivem na zona rural, isso por que é só para o consumo h umano, e para o consumo animal estamos sofrendo mais ainda, pois não tem água nos tanques, temos que andar kilômetros e Kilômetros ou até mesmo comprar água quando tiver dinheiro.
O vereador Vado Verdes Mares disse que este assunto deve ter prioridade na câmara municipal e que o executivo também deve fazer a sua parte, que envie algum projeto para a câmara para que os vereadores aprovem e dê condição de distribuir água para o povo. Más aí é que vem a questão, estamos em ano eleitoral, e a lei eleitoral não permite esse tipo de ação, porém não se sabe até quando o ruralista terá que suportar esse sofrimento.