sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NO BRASIL, 46% ACEITAM PENA DE MORTE E 51%, PRISÃO PERPÉTUA.

BRASÍLIA – Nos últimos 12 meses, quatro em cada cinco brasileiros mudaram de hábitos por causa da violência.

Como resultado direto, também é cada vez maior o número de pessoas a favor de punições maiores, incluindo pena de morte, prisão perpétua e diminuição da maioridade penal. Em alguns casos, defende-se até a violência policial. É o que mostra pesquisa CNI/Ibope sobre segurança, feita em julho, com 2.002 pessoas em 141 cidades.
Mesmo concordando com o uso de penas alternativas em casos de delitos leves, 83% dos entrevistados acredita que penas mais severas reduziriam a criminalidade. A maioria reclama que a impunidade vem aumentando. Mais da metade (51%) apoia totalmente a prisão perpétua, inexistente no Brasil. Um porcentual significativo – 31% – defende a adoção da pena de morte e outros 15% acham que pode ser justificada em alguns casos.
“Há um paradoxo nessa situação. As pessoas acreditam nas políticas sociais, mas há uma vontade de aumentar o rigor. Acredito que tenha a ver com a urgência de uma sociedade que está sofrendo com a violência”, afirmou o gerente executivo da Unidade de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.