terça-feira, 26 de julho de 2011

Capim Grosso não aparece entre os municípios que participarão do IV Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF

Nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de julho, a cidade de Feira de Santana vai receber representantes de 90 municípios do Semiárido baiano para os dois últimos encontros do IV Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. Cada um dos eventos promovidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vai reunir diferentes grupos de municípios na Pousada Central, das 8h30 às 18 horas, e abordar os mesmos conteúdos: estratégias de promoção do desenvolvimento infantil, do direito à comunicação e da participação de adolescentes.
Nesta terça, 26, são esperados representantes das Comissões Pró-Selo de 45 municípios: Adustina, Alagoinhas, Amargosa, América Dourada, Andaraí, Anguera, Antônio Cardoso, Araci, Banzaê, Barra do Mendes, Barrocas, Biritinga, Boa Vista do Tupim, Boninal, Bonito, Cabaceiras do Paraguaçu, Caldeirão Grande, Capela do Alto Alegre, Central, Cipó, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Conde, Coronel João Sá, Elísio Medrado, Euclides da Cunha, Fátima, Feira de Santana, Gavião, Governador Mangabeira, Heliópolis, Iaçu, Ibipeba, Ichu, Inhambupe, Ipirá, Irará, Irecê, Itaeté, Itapicuru, Jacobina, João Dourado, Lajedinho, Lamarão e Lapão.
Quarta-feira, 27/07, será a vez de: Mairi, Miguel Calmon, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nordestina, Nova Fátima, Nova Soure, Olindina, Ouriçangas, Ourolândia, Palmeiras, Pé de Serra, Pintadas, Piritiba, Presidente Dutra, Queimadas, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rio Real, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Brígida, Santo Amaro, Santo Estêvão, São Domingos, São Gonçalo dos Campos, Sátiro Dias, Serra Preta, Serrinha, Serrolândia, Sítio do Quinto, Souto Soares, Tanquinho, Tapiramutá, Teofilândia, Uibaí, Valente, Várzea do Poço, Várzea Nova e Wagner.
A novidade do IV Ciclo de Capacitação é que adolescentes estão sendo convidados a participar de oficinas específicas para jovens lideranças, com material e metodologia desenvolvidos para este público. A partir de vídeos, músicas, charges e dinâmicas, eles vão debater a importância da garantia do direito à comunicação para fazer valer outros direitos humanos. As meninas e meninos integrantes das Comissões Municipais Pró-Selo também vão trocar experiências sobre como estão atuando em escolas e comunidades para promover o desenvolvimento social, e debater sobre mecanismos para fortalecer a sua participação em espaços de decisão sobre temas que afetam as suas vidas.
Os técnicos e gestores que coordenam o Selo nos municípios e os representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vão participar de um treinamento paralelo sobre desenvolvimento infantil. A agenda do encontro incluirá exposições e debates sobre a importância dos primeiros seis anos de vida na formação dos indivíduos e as políticas públicas brasileiras para esta faixa etária.
Os participantes vão conhecer a experiência das cidades de Canela/RS, Acará e Castanhal/PA na realização da Semana do Bebê - iniciativa que incentiva o envolvimento de pessoas e entidades dos diversos setores em ações voltadas para a melhoria da vida das crianças pequenas. Eles também vão conversar sobre o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), ferramenta de acompanhamento do estado nutricional das crianças, capaz de produzir informações sobre disponibilidade de alimentos, qualidade da dieta consumida e desnutrição, entre outras.
Cada município ainda receberá o seu relatório de acompanhamento, produzido pelo UNICEF, com indicadores sociais que estão sendo monitorados no programa e serão considerados na avaliação final dos concorrentes à certificação Selo 2009-2012. O documento reúne informações referentes ao pré-natal, mortalidade infantil, desnutrição, imunização, aleitamento materno, entre outros dados que retratam a situação das crianças e adolescentes nos municípios.
O Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é uma iniciativa do UNICEF, desenvolvida em 11 Estados do Semiárido brasileiro e nove da Amazônia Legal com o apoio Petrobras. Na Bahia, o programa é implementado em parceria com o Juspopuli Escritório de Direitos Humanos e o Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido.