terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Bandidos agem nas barbas da Polícia

Mal havia iniciado um cochilo providencial, por volta das 19 horas deste domingo, quando meu nunca desligado celular tocou. Era um amigo, em pânico, para me comunicar que sofreu tentativa de assalto na Estação da Lapa, onde, na companhia de outro amigo, aguardava ônibus no pavimento inferior. Estavam os dois na fila, sozinhos, quando surgiu à sua frente um sujeito já tirando a arma da sacola..

Uma das vítimas correu, passando por baixo dos ferros que separam os pontos, e a outra ficou, estatelada, em frente ao bandido, com medo de correr e ser baleada pelas costas. Diante dos gritos de socorro do que correu, o marginal resolveu ir embora, mas sequer apressou o passo, saindo vagarosamente, com aquela tranquilidade de quem se sabe impune.

As duas vítimas subiram, então, para prestar queixa no módulo da PM que funciona no andar de cima, e constataram que o pessoal fica dentro do local e não há ronda no subsolo. Cientes disso, aliás, diversas outras pessoas que aguardavam ônibus no momento da tentativa de assalto o faziam na escadaria, bem longe do ponto. Aliás, este é o hábito no local, já que ninguém tem mais esperanças de ter segurança. Eu só queria saber a razão de não colocarem PMs no subsolo da estação (a maior de Salvador, com movimento diário de cerca de 600 mil pessoas), onde, todos sabem, há assaltos constantes. E por falar em segurança, a Guarda Municipal anda por onde?

Enfim, é uma situação escandalosa, que persiste anos a fio desafiando todas as denúncias e que, desconfio, em nada mudará com mais este fato lamentável.
(Alex Ferraz, colunista da Tribuna da Bahia)