quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Capim Grosso participa do Estágio Vivência no SUS

Capim Grosso participa do Estágio Vivência no SUSDe 14 a 23 de dezembro, Capim Grosso recebeu a visita de um grupo de 12 universitários, estudantes de diversos cursos da área de saúde, que estiveram no município para conhecer as unidades de saúde, conversar com os profissionais da área, usuários e gestores.

Os universitários integram o Programa de Estágio Vivência no SUS que tem o propósito de estimular discussões e aproximar os estudantes à realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), potencializando-o enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e apoio à formação. O grupo é um dos 35 pertencentes à 4ª edição do Programa de Estágio Vivência no SUS, ação da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP).
Capim Grosso recebeu o programa pela primeira vez e foi um dos 30 municípios baianos contemplados nesta edição. Para Danilo Leite, do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde pela UFBA, um dos dois mediadores do grupo, o SUS é na teoria o melhor sistema público de saúde do mundo. Mas na prática, precisa de mudanças significativas na capacitação da gestão e formação dos profissionais que nele atuam, para que, melhor atenda a população. E para isto o Estágio Vivência no SUS é extremamente importante.
Segundo o secretário de Saúde de Capim Grosso, Ivonildo Dourado, outro objetivo do programa é de que os estudantes conheçam e absorvam a dinâmica do Sistema Único de Saúde, podendo contribuir melhor no futuro, já como profissionais em exercício.
Na visão de Rodrigo Carneiro do Rosário, também do curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/UFBA, este tipo de programa ajuda na capacitação do profissional. “Durante a graduação a gente não tem tanto contato com a realidade, agora estamos tendo a oportunidade de vivenciar o dia a dia da saúde do país”, afirmou.
Ruth Moreira, aluna de Enfermagem, também mediadora do grupo, chama a atenção para a importância da formação de profissionais mais comprometidos com o caráter político, ético e social com a saúde, principalmente no que tange ao SUS. Ela diz ainda que o estágio além de envolve a técnica, envolve a relação humano entre profissionais e a sua clientela.
O projeto é direcionado a estudantes dos cursos da área de Saúde do Estado, dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, e Terapia Ocupacional.