quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pré-candidato a prefeito de Capim Grosso e secretário em Feira de Santana fala sobre mundanças no trânsito de Feira.

Reprodução
Flailton Frankles esteve no Programa Acorda Cidade, acompanhado pelo superintendente municipal de trânsito, Denílson Santiago Santos, e esclareceu as dúvidas da população.

O secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Flailton Frankles, esteve na manhã desta segunda-feira (24) no Programa Acorda Cidade e falou sobre as principais mudanças no trânsito de Feira de Santana. Ele estava acompanhado pelo superintendente municipal de trânsito, Denílson Santiago Santos, e esclareceu as dúvidas da população. Uma das novidades informadas pelo secretário foi uma nova linha de ônibus que irá circular pelos principais hospitais de Feira de Santana. Confira a entrevista na íntegra.
Acorda Cidade - Muitas mudanças estão sendo vistas no trânsito da cidade, principalmente, em relação a sentidos de ruas. Onde ocorrem essas mudanças e por quais motivos?
Flailton Frankles - A nossa secretaria através da superintendência esta buscando avançar com as mudanças do plano diretor de trânsito, e a própria convivência da cidade nos leva a avançar em algumas questões. Essa semana tivemos duas mudanças, uma na Aristides Novís, o sentido agora passa a ser Kalilândia/Getúlio Vargas e a Coronel José Pinto que vai ser sentido único até o Parque do Saber. Um ponto de ônibus da rotatória Ana Brandão também será retirado, porque quando o ônibus para trava totalmente o trânsito. E um ponto de ônibus no cruzamento das avenidas João Durval com a Presidente Dutra, sentido Salvador, traz um transtorno para o trânsito e vamos vê como iremos resolver isso. Estamos intensificando a sinalização na cidade.
AC - Estão previstas outras mudanças no trânsito do centro da cidade?
Flailton Frankles - O desejo do governo é tomar todas as providências que melhorem o trânsito. Se observarmos a avenida Getúlio Vargas, por exemplo, veremos que próximo de cada retorno os carros conseguem acessar a direita ou a esquerda de imediato o que gera certa lentidão no trânsito. Estamos estudando a possibilidade de fazer essas mudanças no sentido de que o veículo se movimente de uma forma que não acesse logo após a cada retorno, para que o trânsito possa fluir melhor.
AC - A comunidade tem observado um número pequeno de agentes de trânsito na cidade? Quando esse problema será resolvido?
Flailton Frankles - O número de agentes tem diminuído, principalmente pelo fato de muitos deles, estarem seguindo outras carreiras. Muitos têm passando no vestibular, em concursos públicos e é natural que cada um possa buscar seu crescimento pessoal e profissional. É preciso que se diga que nós optamos por uma atividade mais motorizada do que era antes. Os agentes hoje estão praticamente em sua totalidade embarcados em viaturas. A secretaria avançou e assim os agentes alcançam muitos pontos da cidade. É evidente que o superintendente municipal de trânsito tem uma missão que é movimentar cada vez mais esses agentes nos pontos estratégicos da cidade.
AC - Quantos agentes de trânsito têm hoje na cidade?
Flailton Frankles - São 60 agentes. É um número que realmente não atende o tamanho da cidade, mas se o superintendente conseguir colocar os agentes nas atividades que a gente planeja, certamente alcançará o efeito desejado. Queremos que os agentes cumpram sua missão e para isso já criamos o PROTRANS – Postos de Observação de trânsito – e à medida que os agentes se movimentarem e trabalharam do modo que foram treinados, as coisas vão melhorando. Não vai adiantar eles ficarem parados.
AC - Algumas pessoas reclamam sobre os elevadores para cadeirantes dos ônibus. O que tem sido feito para melhorar essa questão?
Flailton Frankles - Nós estamos fazendo fiscalizações e eu mesmo, pessoalmente, tenho fiscalizado os ônibus nas empresas. É possível que por conta do próprio movimentar do equipamento possa haver algum tipo de problema, mas no geral os equipamentos têm funcionado.
AC - Existem projetos para construções de ciclovias na cidade?
Flailton Frankles - Já temos uma faixa para ciclistas na avenida Presidente Dutra e já temos um planejamento para mais três ciclovias na cidade, uma na avenida Getúlio Vargas, uma na Maria Quitéria e outra na João Durval.
AC - Existem reclamações sobre a falta de uma linha de ônibus direto da Uefs para o terminal do bairro Tomba. Existem projetos para ampliar as linhas dos ônibus?
Flailton Frankles - Já vem sido estudado. Estamos criando algumas linhas na cidade, uma delas que será denominada Hospitais, vai circular os principais hospitais da cidade. E essa da Uefs nós já estamos estudando.
AC - Quando serão abertas as inscrições para a escola pública de trânsito?
Flailton Frankles – Essa questão é muito importante para esclarecermos a comunidade. A nossa escola de trânsito de Feira de Santana está pronta. Não há nenhum gesto do município a ser feito. Estamos esperando que o Detran estadual possa credenciar a escola para esse fim. A nossa escola está pronta e não deixa nada a desejar a ninguém. A escola está bem estruturada e é referência.