terça-feira, 4 de outubro de 2011

ITIÚBA.Açude Jacuricy em Camandaroba esta com o volume d'água abaixo do normal.

Pescadores que sobre vivem da pesca, estão passando dificuldades por conta da seca que assola a região de Itiúba. O açude Jacuricy, que abastece várias cidades da região como: Cansanção, Monte Santo, Nordestina, Andorinha e Itiúba esta abaixo da sua capacidade normal.
O açude possui 42 quilômetros de extensão, e beneficia aproximadamente sete municípios com a criação de peixes, atividades de lazer e irrigação a principal fonte de renda da população, com a longa estiagem o açude está bastante seco desde 2006 que não chove o suficiente para encher .O local onde há criação de alevinos também foi atingido com a seca. .Se não chover nestes 60 dias a situação irá ainda mais se complicar.
A barragem do Açude Jacuricy (Camandaroba), está implantada no rio Jacuricy, a 32 km da sua confluência com o rio ltapicuru e a 18 km a nordeste da cidade de ltiúba,.O Açude Jacurici é o manancial para o abastecimento d'água do centro urbano de ltiúba e dos povoados adjacentes; desenvolve a piscicultura (em determinada época foi considerado um dos reservatórios de maior índice de piscosidade) e alimenta a rede de canais de irrigação do Projeto Jacuricy com 130 ha de área implantada.A barragem foi construída por administração direta do DNOCS. As obras, iniciadas em setembro de 1948, foram concluídas em 1958.