quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Carteiros retomam o trabalho nesta quinta

Trabalhores não aprovaram decisão do TST
Os funcionários dos Correios na Bahia retomam o trabalho nesta quinta-feira (13), obedecendo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O órgão estabeleceu reajuste de 6,87% retroativo a 1º de agosto e aumento real de R$ 80 válido a partir de 1º de outubro.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), Simone Lopes, disse que a decisão ficou aquém do que a categoria pedia. "Não é satisfatório, mas não esperávamos mais do que isso do TST", desabafa. De acordo com ela, os trabalhadores pediam a reposição da inflação de 6,87%, aumento real de R$ 400, além de piso de 3,5 salários mínimos.
O TST também autorizou que a empresa desconte sete dos 28 dias de greve dos trabalhadores. Os outros dias serão pagos com plantões nos finais de semana. "É provável que a gente também faça de uma a duas horas extras por dia para colocar essa carga (correspondências represadas na empresa) em dia", explica Simone.
Não há informações sobre o número de cartas acumuladas na Bahia, mas os Correios estimam que em todo país o volume seja de cerca de 185 milhões de correspondências.