segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Recuperação da BA-414 beneficia Ipirá, Pintadas e municípios vizinhos

Para cumprir a meta de levar asfalto a todas as sedes municipais baianas, foi inaugurada na manhã deste sábado (20) a recuperação de mais 44 quilômetros na BA-414 que liga a sede de Pintadas até o entroncamento com a BA-052, em Ipirá.

O governador Jaques Wagner e o secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, participaram da inauguração da obra que beneficia mais de 150 mil pessoas do Território de Identidade Bacia do Jacuípe. A pecuária e a agricultura estão entre as principais atividades econômicas que receberam um forte incremento com a melhoria da estrada.

Além de facilitar o escoamento de produtos, a obra beneficiou diretamente mais de 50 moradores da região que foram recrutados para os trabalhos de terraplanagem e pavimentação da BA-414.

Para o trabalhador rural de Pintadas, Ivan Nogueira, 33 anos, foi um privilégio ser um dos colaboradores da obra que atendeu uma das principais necessidades da cidade: a integração por meio do asfalto até Ipirá. “Quando chovia era aquela buraqueira enorme. Carro atolava. Tinha ponte na estrada e as águas interditavam o trânsito. Os moradores da zona rural, nos dias de feira em Ipirá, perdiam os produtos porque não tinham como passar. Outro problema era para transportar doentes nas ambulâncias. Demorava mais de hora. Agora, a gente faz de lá pra cá com 25 minutos”.
“Antigamente, a gente tinha até medo em relação a asfalto, a demora, a buraco. Moto parava, moto quebrava. Hoje não. Hoje é tranquilo. Se sair daqui para Pintadas, vai e volta, na hora que for, tudo sossegado, numa boa”, disse o mototaxista, Wilson Ramos.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, outras obras estão sendo executadas na região. “Somente em infraestrutura, estamos investindo em torno de R$ 50 milhões nessa região. Isso vai dar tranquilidade e trafegabilidade às pessoas”.

Conforme o secretário, nos 44 quilômetros recuperados constam 6 pontes de grande porte (mais de 40 metros), 12 de pequeno porte e 711 manilhas.

Foram investidos aproximadamente R$ 30 milhões no pavimento com dupla camada de asfalto. Moradores de Capela do Alto Alegre, Pé de Serra, Mairi, Várzea da Roça, São José do Jacuípe, Nova Fátima, Capim Grosso e Baixa Grande também foram contemplados com a recuperação do trecho entre Pintadas e Ipirá.

O governo estadual irá avaliar ainda a possibilidade de melhorar o acesso entre Pintadas e Capela. “Estamos realizando um sonho antigo de Pintadas e região. Também vamos começar a estudar a ligação (pavimentada) de Pintadas até Capela. Com isso estaremos interligando praticamente quatro grandes estradas: a BR-116, a BR-242, a Estrada do Feijão (BA-052) e a BR-324”, finalizou o governador Jaques Wagner.