terça-feira, 30 de agosto de 2011

Curso de arbitragem faz sucesso em Serrolândia

Conhecimento das regras do futebol, dos regulamentos de diversos campeonatos, imparcialidade e ética são alguns dos princípios básicos da arbitragem futebolística. Com o propósito de melhorar o conhecimento dos que trabalham nessa área e dos que pretendem trabalhar, o Governo do Estado, por meio da Sudesb vem realizando cursos de arbitragem em diversos municípios baianos. Neste domingo (28/8), a cidade beneficiada foi Serrolândia (BA), situada a 316 km de Salvador.
    Cerca de 50 pessoas, entre profissionais de educação físicas, coordenadores, radialistas e árbitros, lotaram a Câmara Municipal da cidade para acompanhar a palestra ministrada pelo Professor Hidelbrando Patriarca, e dirigida pelo coordenador de excelência esportiva da Sudesb, Sinval Vieira. "Essa reciclagem é muito importante para a arbitragem local, e também para as pessoas que têm interesse de seguir a área. No meu caso, penso em ser árbitro e considero esse curso um ponto de partida para realizar o meu objetivo. Além disso, também sou narrador de futebol em uma rádio daqui, e saber detalhes da área é de fundamental importância para o meu desenvolvimento profissional", ressaltou o radialista e treinador de futsal, Carlos Barbosa.
Entre os temas debatidos durante o curso, estiveram em pauta: os princípios básicos da arbitragem, preparação psicológica e física, organização, características do jogo (personagens, local, contexto e mídia), regulamento, regras e medidas de segurança, contando também com a exibição de um documentário da CBF, sobre a arbitragem futebolística. 
Além do curso de arbitragem, Serrolândia também recebeu no sábado (27/8), um curso para técnicos, que teve a parte teórica ministrada pelo professor Nelson Góes, ex-treinador das categorias de base da dupla Ba-Vi e de equipes profissionais. Já a parte prática foi desenvolvida durante a tarde do mesmo dia, por Gerson Figueiredo, treinador da Escolinha de Futebol do Vitória (no Baneb). "Esse curso é fundamental para dar oportunidade às pessoas que não recebem esse tipo de qualificação diariamente. Sem dúvidas, interiorizar esses conhecimentos é importantíssimo para o desenvolvimento do esporte baiano", afirmou Gerson Figueiredo.
Tanto o curso de arbitragem quanto o de técnico são promovidos pelo Governo, sendo gratuitos e abertos a todas as cidades baianas. Para realizar a inscrição, os municípios interessados devem entrar em contato com a coordenação de excelência da Sudesb, através dos telefones: (71) 3103-0900 e (71) 3103-0960. A prefeitura da cidade sede é responsável apenas por escalar o público interessado no curso.
Viviane Rezende - direto de Serrolândia
Ascom/Sudesb