domingo, 8 de maio de 2011

Prefeita Lydia concede entrevista ao ARNALDOSILVARADIALSITA.COM

Na tarde deste sábado (7), na Praça 9 de Maio, o ARNALDOSILVARADIALISTA.COM conversou com a prefeita Lydia, que no final do mês de Maio, completará 9 meses a frente da administração municipal.
Começamos a conversa com a seguinte indagação: nove meses de administração prefeita, o que pode ser anunciado para a população sobre o período que representa uma gestação? A prefeita respondeu dizendo que ao assumir a prefeitura encontrou muitos problemas e diante da situação difícil uma das decisões era buscar aplicar o que pede a Lei de Responsabilidade fiscal, para mais tarde não resultar em mais problemas para o município, desta forma, tudo passou a ser feito mediante processos administrativos, licitações e outras medidas, sendo assim todo esse processo burocrático resultou em atrasos nas reformas das escolas, dos postos de saúde, uma maior atenção para as estradas vicinais, pequenas reformas de calçamentos, reposição de lâmpadas e outras ações que estão nos planos do seu governo.
A conversa segue com a prefeita falando sobre o Plano de Cargos e Salários, aprovado na gestão do ex-prefeito João do Couro, a prefeita explicou que conversas que giram em torno do Plano quanto a ser reformulado principalmente no que diz a respeito à nova tabela, ainda não será necessário; a verba do FUNDEB, hoje é suficiente para atender a demanda da classe, mas também não descarta uma possível reforma no futuro, essa necessidade, colocou a prefeita, será sinalizada pelo setor de finanças da sua administração.
O assunto se estende quando eu peço para a prefeita falar sobre o valor da folha de pagamento da prefeitura, a resposta da prefeita é que hoje a folha de pagamento gira em torno de R$ 1.5 milhão de reais, o que corresponde a 68% da receita do município. A administração apresenta um índice altíssimo, o máximo deve girar em torno dos 54%, é o que rege a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso quer dizer que as contas da prefeita Lydia poderão ser rejeitadas pelo TCM, a prefeita citou que tem consciência disso, mas que providências estão sendo tomadas para a adequação.
Sobre o reajuste salarial para o setor administrativo e Saúde, a prefeita citou que até o momento não foi possível atender aos anseios dos servidores, justamente pelo problema com a folha de pagamento, índice ultrapassado. Ainda sobre o tema perguntamos à prefeita se a administração já chegou a receber algum tipo de notificação por parte do TCM, a prefeita respondeu que não.
Quanto a COSIP, um projeto de Lei que gerou grande discussão na CMV, projeto esse votado recentemente pelos pares da casa, a prefeita colocou que assim que todas as consultas forem realizadas pelo setor de finanças a respeito do projeto, de como o mesmo será explorado pela a sua administração, ela poderá falar com mais propriedade sobre o assunto.
Se administração está prestes há completar nove meses, período em que uma mãe já se prepara para dar a luz, quais os feitos da administração que simbolizaria esse filho? A prefeita citou alguns feitos e realizações que estão sendo trabalhadas pela administração: Fardamento para os Agentes de Combate a Dengue, assim como da Guarda Municipal, Compra de uma ambulância, de um carro para ser usado como viatura da Guarda Municipal, duas motos para ser usada no combate a dengue no município, aquisições essas que serão entregues à população na segunda-feira (09), data em que a cidade comemora 26 anos de emancipação política, citou ainda reformas das escolas e nos postos de saúde e construção do Posto de Saúde do bairro Jardim Formosa, uma obra que nasceu na administração do ex-prefeito João Dias. A conversa segue e a prefeita traz ainda como informação que no máximo em 15 dias à administração dará início à construção da praça Ulisses Guimarães. Logo após o São João, começará a construção da nova praça Oliveira, segundo a mesma projeto é um sonho e toda a população vai gostar do projeto.
Ainda falando em realizações perguntamos à prefeita sobre o que vem sendo anunciando quanto a iluminação dos contornos, a mesma confirmou que será uma realização do governo do estado e tem como contrapartida o projeto de arborização, esse de responsabilidade da prefeitura.
Quanto à reforma do monumento um outro questionamento que fizemos, a prefeita respondeu que o processo de licitação chegou a ser descartado, mas que providências foram tomadas e a reforma acontecerá, essa de responsabilidade do governo federal.
Interpelamos a prefeita também em relação à UPA, a mesma falou que a previsão é que seja concluída em Junho, a parte física, em seguida, o trabalho de compra dos equipamentos, a previsão mesmo é inaugurar em agosto. Vale lembrar que a obra já deveria ter sido concluída, está atrasada e muito, mas o leitor pode questionar em Jacobina a obra ainda nem começou, Morro do Chapéu também não concluiu a sua, porém, os maus exemplos ou a falta de compromisso de outros municípios, ou até mesmo o atraso de obras não podem ser termômetro para uma administração que diz ter compromisso com uma melhor qualidade de vida das pessoas, principalmente quando o assunto gira em torno da saúde, a prefeita é médica e tem consciência disso.
Sobre a escola do Km 12, assunto esse que foi bastante discutido na CMV, a prefeita respondeu que está sendo feita uma analise para ver se vale a pena reformar a escola uma vez que as condições da mesma estão precárias, se a sinalização for positiva a reforma para atender as cobranças de pais de alunos, só será feita mais na frente, por isso alguns alunos passaram a estudar no km 10 e outros na sede.
Um outro assunto abordado com a prefeita foi sobre um pedido de suplementação, votado pelos edis a cerca de 30 dias atrás, a prefeita explicou que a administração necessitava era de 30%, mas os vereadores entenderam que 20% seria suficiente, mas 20% não são suficientes para atender a tantas demandas e que mais tarde um novo pedido será enviado à câmara. “Estou aprendendo a pedir, assim como fazia a irmão Dulce, se eu não pedir, eu não vou conseguir atender as necessidades da população, salientou a prefeita”.
Deixando os assuntos de ordem administrativa, entramos no campo político. Ednon Queiroz, o novo aliado da sua administração prefeita, disse que para atender aos anseios de integrantes do seu grupo político, uma consulta foi realizada e todos sinalizaram que seria bom para a administração e para o processo político a adesão do vereador Ednon, foi aí quando ela se disponibilizou a conversar com o edil. Salientou que não houve pedidos expressivos por parte do vereador, o que existiu na verdade foi uma vontade do vereador em fazer parte do grupo e que de maneira alguma isso poderia ser descartado. A prefeita entende que Ednon venha contribuir para o fortalecimento do seu grupo político e de sua administração.
Sobre a maioria absoluta que a prefeita conta hoje na CMV, nós colocamos que agora a prefeita vai conseguir votar todos os projetos, a resposta da prefeita foi que os pares da casa, não tem necessidade alguma de se utilizar dessa vantagem, todos precisam ter consciência de suas obrigações e que votem de acordo com as necessidades do município.
Sobre sua ida para o partido do vice-governador da Bahia, Otto Alencar, a prefeita confirmou que vai deixar o PR, hoje no comando do ex-vereador Marcone Novais, e vai sim se filiar sim ao PSD, está aguardando a formação do partido para anunciar a decisão. Sobre o relacionamento da administração com o governador Jaques Wagner, disse que é o melhor possível e que esse elo nasceu de uma iniciativa do ex-deputado estadual Sérgio Passos que a convidou para tirar fotos com o governador, o convite foi aceito e a consolidação da aliança veio a partir do momento em que Otto passou a ser vice-governador; “temos um compromisso com Otto e disso não abrimos mão”, salientou a prefeita.
Sobre 2012, perguntamos: se a eleição fosse hoje, a senhora seria candidata? Respondeu que sim, seria candidata com a mesma chapa: Lydia e Sivaldo, acrescentou dizendo que seu relacionamento com o vice é o melhor possível, é como mãe e filho.
Como parte final da conversa a prefeita explicou que o aniversário da cidade está sem um grande show, uma grande atração, pelo fato da administração está priorizando outras realizações, assim como a compra da ambulância, as duas motos e um carro para servir a guarda municipal como viatura.
O leitor amigo do ARNALDOSILVARADIALISTA.COM tem a oportunidade agora diante do que foi relatado tirar as suas conclusões. Os nove meses da prefeita Lydia frente à administração municipal são convincentes, atendeu a sua expectativa? Capim Grosso melhorou, sofreu retrocessos, continua estagnado....qual o seu conceito administrativo frente ao tempo de trabalho da nova gestão? Isso é assunto pra você discutir em casa, na rua, no carro, na escola, em seu local de trabalho.
Estar informado sobre a vida do município, opinar, criticar, elogiar, assim como outros pontos, é assunto para aqueles que sonham com uma Capim Grosso melhor. Uma Capim Grosso com mais qualidade de vida e que faça as pessoas se sentirem mais realizadas e convictas de que esse pedaço de chão é o melhor lugar do mundo para se morar, caso contrário, é preciso mudar os planos, deixar de sonhar por aqui, arrumar as malas e dá no pé em busca de um cantinho que nos faça pessoas melhores. Texto: Arnaldo Silva/Foto: Leide, funcionária do setor da saúde da prefeitura.