domingo, 29 de maio de 2011

Praça Gabriel Francisco entregue ao esquecimento





A Praça Gabriel Francisco, no Bairro Oliveira, está entregue ao esquecimento. A Praça que tem como “cartão postal” a torre de distribuição das linhas telefônicas da cidade é "adornada" com mato que toma conta de toda a área destinada para a construção de uma Praça com grande estrutura, arquitetura morderna, trazendo beleza, laser e satisfação para todos os moradores. Em conversa com uma moradora da Praça, a mesma informou ao ARNALDOSILVARADIALISTA.COM na manhã deste sábado (28) que existe um impasse na justiça que impede investimentos no espaço. A ação, segundo a mesma, partiu de moradores, devido à uma iniciativa de dividir a Praça em lotes para serem vendidos. A área pertencia à família do saudoso Ângelo Francisco de Oliveira, que faleceu este ano e foi um dos grandes nomes da história de Capim Grosso, com doação de várias áreas para a estruturação da cidade.

O fato é que os moradores não podem continuar convivendo com o mato, com um cenário desolador. A torre de telefonia já poderia ter sido transferida para um outro espaço e a justiça precisa se manifestar apresentando o desfecho desse impasse para que o bem-estar social venha reinar na vida dos moradores.
Providências devem ser tomadas a partir da administração municipal, com acompanhamento da Câmara de Vereadores para a resolução deste problema. Se a área não foi indenizada, que o poder público busque regularizar a situação e com isso atender o anseio dos moradores que, ao protocolarem uma ação na justiça, anunciaram formalmente o que o espaço representa para as muitas famílias da Praça Gabriel Francisco, mais uma figura renomada da história de Capim Grosso.
O saudoso Gabriel era irmão de Nizú Machado, Sissi Machado, diretor de esportes da administração da prefeita Lydia, Vandinho Machado, Professora Sônia, dentre outros que formam a família Machado em Capim Grosso. Seu Gabriel foi vereador do Município, quando Capim Grosso pertencia a Jacobina, deixando assim o seu legado, sua marca na vida do município.
Praça Gabriel Francisco do Santos, no Bairro Oliveira, até quando será espaço do mato e da falta de interesse do poder público em resolver o impasse que está na justiça? A cidade de muitos problemas e necessidades precisa acordar pra vida para resolver essa situação. Texto e Foto: Arnaldo Silva.