quarta-feira, 18 de maio de 2011

Capim Grosso: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual


Nesta quarta-feira (18) o centro de Capim Grosso foi palco pela Vida, Contra a Violência", que marcou o Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio. O encontro aconteceu inicialmente com concentração na praça Oliveira, e de caminhada sentido ao centro da cidade, com encerramento na praça Otanviano Ferreira enfrente a sede da secretaria da assistencial social.
As atividades foram organizadas pelo Creas, secretaria de assistencia social com o apoio da prefeitura em defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Capim Grosso, num ato de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
"Essas atividades têm o objetivo de mobilizar a sociedade para a sua atuação no enfrentamento da violência sexual, e criar oportunidades para integrar as autoridades dos poderes públicos", afirma Josefa Iodália  secretária. Segundo ela, a proposta  inclui criar acordos, compromissos e pactos que possam barrar as atrocidades que ocorrerem com milhares de meninas e meninos vitimizados pelo abuso sexual intrafamiliar e pela exploração sexual em todo contexto.

Porque do 18 de Maio?
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2008 completa 35 anos, permanece impune.