quarta-feira, 23 de março de 2011

Escola Municipal do km 12 vai ser desativada!

Em conversa na tarde desta terça-feira (22), com a secretária de Educação de Capim Grosso, Neide Almeida, a mesma informou ao nosso blog que a Escola Luciano da Silva, do km 12, BR – 407 vai ser realmente desativada. A determinação partiu da Prefeita Lydia, assim informou a secretária que na tarde desta terça-feira, se deslocaria até a referida escola para anunciar que não será possível manter a escola funcionando. Perguntamos para a secretária quanto ao número de alunos que foram matriculados para o ano letivo de 2011, para a referida escola, a secretaria respondeu que 31 alunos para 2 professores.
Uma turma de Pré ao 2º. Ano com 16 alunos e outra turma de 4º e 5º ano com 15 alunos.  Outra pergunta feita a secretaria diz respeito ao motivo que levou a administração desativar a escola, já que os país não querem que a escola deixe de funcionar. Na explicação de Neide, o motivo é a falta de estrutura da escola. A secretária explicou que os alunos serão transferidos para a escola do km 10, com uma melhor estrutura física e localização. O nosso blog teve acesso a um relatório elaborado pela secretaria da Educação na pessoa de Antoniel Alves dos Santos, assessor da Educação que diz: A escola municipal Luciano da Silva está localizada a 12 km da sede do município de Capim Grosso às margens da BR 407.
Isolada e sem qualquer segurança, tanto no que diz respeito à segurança das crianças, professores e funcionários, quanto da guarda do material de consumo e permanente. O relatório diz ainda que a escola já foi alvo de muitos arrombamentos nos quais alimentos, material de consumo e botijão foram saqueados.
Diz ainda o relatório: Por sua localização deserta, vez que a mesma é localizada em uma curva a beira da estrada, que liga a BR 417 à comunidade de Mucambo e que a casa habitada mais próxima fica a mais de 1 km.
No que diz respeito à estrutura física, a escola não apresenta quaisquer condições mínimas de funcionamento, ademais, está localizada em terreno particular.
Justificativa da secretaria da Educação do Município quanto ao fechamento da Escola que foi construída em uma das administrações do ex-prefeito Pinheiro. Uma obra de má qualidade e que está sendo desativada por ironia do destino na administração da prefeita Lydia, esposa do ex-prefeito. Como essa, existem outras no município, além da falta de estrutura como reconhece a atual administração, bens do município que estão em terras particulares.