Motoristas
acostumados a fazer transportes de passageiros de uma cidade para outra, na
região da Chapada Diamantina, fecharam na madrugada (uma hora da manhã) desta
terça-feira (22) a estrada que liga Milagres a Itaetê. O trecho fechado vai da
altura do entroncamento do município de Iramaia até a Ladeira do Rodo - trecho
que liga a cidade de Itaetê ao entroncamento de Mucugê. Durante o protesto,
pneus foram queimados no meio da pista e os motoristas de vans, que fazem o
transporte de passageiros na cidade de Itaetê, liderados por Zé Pinho, se
manifestaram com palavras de ordem e recebendo o apoio da população de Itaetê e
de outros municípios interligados pela estrada.
“O tráfego de
veículos e motociclistas neste trecho é intenso e, sem conservação, a estrada
representa perigo e transtornos para quem precisa passar por ela. Itaetê, por
exemplo, está ‘sitiada’ pois há mais de quatro anos esta estrada
está abandonada pelo governo do estado. Alguns trechos são praticamente
intrafegáveis, principalmente os que ligam a cidade aos entroncamentos de
Iramaia e Mucugê. Os buracos nos obrigam a manobras arriscadas, pondo em risco
a nossa vida, a dos passageiros, sem falar nos nossos veículos que são os
nossos instrumentos de trabalho”, salienta o motorista Zé Pinho.
A estrada que liga
Itaberaba a Itaetê está completamente destruída, a situação é precária e, apesar
das constantes reclamações dos moradores dos municípios de Itaetê e Marcionílio
Souza, nada foi feito pelo governo do estado. “Este protesto só vai acabar
quando um enviado do governo vier falar conosco”, assegura o líder da
manifestação, Zé Pinho.
Para quem não
sabe, além do transporte de passageiros de um município a outro, a via
interditada é caminho para quem deseja acesso aos principais pontos turístico
da região, como o Poço Encantado - que segundo matéria do jornalista Glauco
Wanderley, no jornal “A Tarde” desta terça-feira (22), será reaberto ao publico
na próxima semana.
“Como o
visitante chegará ao Ponto Turístico? Com a palavra o novo Secretário Estadual
de Infraestrutura, Dr. Otto Alencar, que graças a Deus, é também um profundo
conhecedor dos problemas estruturais da Chapada Diamantina”, garante um
manifestante que não quis ser identificado.
Mais informações
Por conta da má
conservação do trecho, o número de acidentes tem crescido muito nos últimos
tempos, com o registro de alto índice de vítimas fatais e de feridos graves. Com
a aproximação do inverno, a tendência é que a situação piore ainda mais e os
moradores temem que se algo não for feito com urgência alguns trechos fiquem
interditados, impedindo que eles cheguem até os grandes centros.
Os motoristas do
transporte alternativo e dos caminhões dizem que estão entre os mais
prejudicados, pois devido à quantidade de buracos na pista os veículos
apresentam problemas constantemente. Vale ressaltar que a via interditada é
também o aceso mais próximo para a escoação da produção de Mucugê e Cascavel.