terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Motoristas revoltados fecham estradas na Chapada Diamantina


Motoristas acostumados a fazer transportes de passageiros de uma cidade para outra, na região da Chapada Diamantina, fecharam na madrugada (uma hora da manhã) desta terça-feira (22) a estrada que liga Milagres a Itaetê. O trecho fechado vai da altura do entroncamento do município de Iramaia até a Ladeira do Rodo - trecho que liga a cidade de Itaetê ao entroncamento de Mucugê. Durante o protesto, pneus foram queimados no meio da pista e os motoristas de vans, que fazem o transporte de passageiros na cidade de Itaetê, liderados por Zé Pinho, se manifestaram com palavras de ordem e recebendo o apoio da população de Itaetê e de outros municípios interligados pela estrada.

“O tráfego de veículos e motociclistas neste trecho é intenso e, sem conservação, a estrada representa perigo e transtornos para quem precisa passar por ela. Itaetê, por exemplo, está ‘sitiada’ pois há mais de quatro anos esta estrada está abandonada pelo governo do estado. Alguns trechos são praticamente intrafegáveis, principalmente os que ligam a cidade aos entroncamentos de Iramaia e Mucugê. Os buracos nos obrigam a manobras arriscadas, pondo em risco a nossa vida, a dos passageiros, sem falar nos nossos veículos que são os nossos instrumentos de trabalho”, salienta o motorista Zé Pinho.

A estrada que liga Itaberaba a Itaetê está completamente destruída, a situação é precária e, apesar das constantes reclamações dos moradores dos municípios de Itaetê e Marcionílio Souza, nada foi feito pelo governo do estado. “Este protesto só vai acabar quando um enviado do governo vier falar conosco”, assegura o líder da manifestação, Zé Pinho.

Para quem não sabe, além do transporte de passageiros de um município a outro, a via interditada é caminho para quem deseja acesso aos principais pontos turístico da região, como o Poço Encantado - que segundo matéria do jornalista Glauco Wanderley, no jornal “A Tarde” desta terça-feira (22), será reaberto ao publico na próxima semana.

“Como o visitante chegará ao Ponto Turístico? Com a palavra o novo Secretário Estadual de Infraestrutura, Dr. Otto Alencar, que graças a Deus, é também um profundo conhecedor dos problemas estruturais da Chapada Diamantina”, garante um manifestante que não quis ser identificado.  

Mais informações
Por conta da má conservação do trecho, o número de acidentes tem crescido muito nos últimos tempos, com o registro de alto índice de vítimas fatais e de feridos graves. Com a aproximação do inverno, a tendência é que a situação piore ainda mais e os moradores temem que se algo não for feito com urgência alguns trechos fiquem interditados, impedindo que eles cheguem até os grandes centros.

Os motoristas do transporte alternativo e dos caminhões dizem que estão entre os mais prejudicados, pois devido à quantidade de buracos na pista os veículos apresentam problemas constantemente. Vale ressaltar que a via interditada é também o aceso mais próximo para a escoação da produção de Mucugê e Cascavel.